quarta-feira, 18 de março de 2009

"Quem pensa sozinho é louco"

Em frente a minha casa mora um louco. Ele deve ter uns 35 anos e se comporta como uma criança de 5. De forma inocente, ele simplesmente sai correndo de sua casa, vai até a árvore mais próxima, tira o "pipiu" prá fora, faz xixi, dá uma balangadinha e volta prá casa prá... sei lá assistir desenho.

Uma criança desconhece os significados de cada objeto, fato ou ação adotados pelas pessoas. Isto é aceito porque se trata de criança. Sabemos que, enquanto ela cresce, aprende esses significados e sabe que não "pode" mais fazer suas necessidades em público, nem fazer caretas numa sala de espera, por exemplo.

Um louco não aprende essa forma de pensar coletivamente. Ele não está ciente das convenções, não sabe o que foi combinado entre as demais pessoas. Ele não é capaz de reconhecer os significados das coisas. Por isso ele cria seus próprios significados.

Quem pensa sozinho é louco. E pensar sozinho não significa simplesmente não expressar seus pensamentos. Pensar sozinho é criar seus próprios símbolos, sem que ninguém conheça essa nova significação. E quem faz isso é louco, porque desconhece regras básicas de convivência, como por exemplo, que os órgãos genitais deve ser encobertos.

yo! (marlindoteixeira)

5 comentários:

  1. ...Quase um artigo cientifico...
    ...Tá escrevendo bein hein!!!...
    ...Bacana o texto...
    ...Fui...
    ...Abrax"...
    ...André"...

    ResponderExcluir
  2. Oxe... arrebentou, Marlindo!
    Artigo para jornal.. rsrs
    Abraço!
    Ricardo Welbert.

    ResponderExcluir
  3. "E quem faz isso é louco, porque desconhece regras básicas de convivência, como por exemplo, que os órgãos genitais deve ser encobertos."

    * Questionar os significados das moralidades impostas as vezes é bom sabia! E isso não é loucura...

    ResponderExcluir
  4. Sem dúvida devemos questionar todas e quaisquer imposições, aliás esta foi a grande sacada que depois de karl marx, mudou toda a historia da humanidade. Num é à toa que sou adepto do estilo underground, saca? é o estilo foda-se. Mas esse tipo de protesto deve ser consciente e é justamente a falta de consciência que é chamada de loucura. Se alguém perguntar pra essa criatura de Deus porque ele põe o pinto prá fora, ele não vai saber responder, porque ele realmente não sabe, é como uma criança.
    Ele não vai dizer que faz aquilo porque quer questionar a moralidade imposta pelo sistema. Agora, se você acha que essa é uma boa forma de questionar os significados das moralidades impostas, tenho certeza que nem a polícia, nem os detentos da sua futura cela não acharão que você é louco.

    yo!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom Marlindo, entendeu direitinho as aulas do Raslan..rs
    Bj
    Marina

    ResponderExcluir